CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
8a. Assembléia e Cinqüentenário

PRESS RELEASE
Comunicado de Imprensa No. 32
14 de dezembro de 1998

Oficina de Comunicação do Conselho Mundial de Igrejas
50, route de Ferney PO Box 2100, 1211 Geneva 2 Switzerland


CMI CONDENA RECRUTAMENTO DE CRIANÇAS

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) condena, de forma veemente, o uso de crianças em guerras e conflitos armados, o engajamento de crianças em exércitos nacionais ou irregulares, e propõe a adoção de protocolo adicional à Convenção sobre os Direitos das Crianças, proibindo o recrutamento militar e a participação em qualquer conflito armado de jovens com menos de 18 anos. A resolução foi tomada pela 8a. Assembléia, reunida em Harare de 3 a 14 de dezembro.

Mais de 300 mil crianças, meninos e meninas, estão engajadas em exércitos e grupos revolucionários. Muitas delas foram legalmente recrutadas, outras seqüestradas ou coagidas de algum modo a pegar em armas. "A participação de crianças em conflitos armados viola princípios humanitários fundamentais, expõe as crianças ao risco da morte e lesões, ameaça seu bem-estar físico, mental e emocional, e os arrasta para uma cultura de violência", diz a declaração do CMI.

O organismo ecumênico internacional convida as igreja para que exijam uma moratória imediata do recrutamento e o uso de crianças como soldados, bem como o desengajamento das crianças que já atuam em exércitos ou grupos páramilitares. As igrejas também são chamadas a assistir quem trabalha na reabilitação e reintegração social de crianças que foram soldados, dando atenção especial às necessidades das meninas.

Na declaração emitida hoje, o CMI recorda que a guerra contradiz a vontade de Deus, posição assumida na 1a. Assembléia, e reafirma a oposição a toda política ou autoridade que viole os direitos dos jovens, que deles abuse ou explore. Destaca, ainda, que a maioria das crianças recrutadas como soldados procede de setores marginalizados e excluídos da sociedade.

Contacte: John Newbury, Imprensa & Informação do CMI
Oficina de Harare
Tel: +263.91.23.23.81
E-Mail: media


O Conselho Mundial de Igrejas é uma fraternidade de igrejas que reúne 339 denominações, de diferentes tradições cristãs, em mais de 100 países, nos cinco continentes. A Igreja Católica Romana não é membro do CMI, mas trabalha de modo cooperado com o Conselho. Seu órgão decisório máximo é a Assembléia, que se reúne a cada sete anos. O CMI foi fundado, formalmente, em 1948, em Amsterdã. Seu staff é liderado pelo secretário-geral, pastor Konrad Raiser, da Igreja Evangélica da Alemanha.


A lista dos press releases
8a. Assembléia e Cinqüentenário em espanhol