CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
8a. Assembléia e Cinqüentenário

PRESS RELEASE
Comunicado de Imprensa No. 8
5 de dezembro de 1998

Oficina de Comunicação do Conselho Mundial de Igrejas
50, route de Ferney PO Box 2100, 1211 Geneva 2 Switzerland


ASSEMBLÉIA QUER REAFIRMAR O COMPROMISSO ECUMÊNICO

Pela primeira vez cristãos da Coréia do Norte participam de uma Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Seus quatro representantes somam sua vivência religiosa às diferentes tradições cristãs presentes nesse encontro, uma rica diversidade que marcou já o primeiro evento da Assembléia: o culto de abertura, na quinta-feira, 3. Cerca de 4 mil pessoas, entre delegados das 332 igrejas filiadas ao organismo ecumênico internacional, convidados, observadores ecumênicos, assessores e jornalistas de mais de 100 países participaram da celebração.

Na celebração foi relembrada a caminhada do CMI nos últimos 50 anos, desde a primeira Assembléia, em Amesterdã, em 1948, até os dias de hoje. Representantes de diferentes igrejas carregaram até o altar uma cruz de madeira, de 4,5 metros de altura, talhada em antigos dormentes da viação férrea implantada pelo colonizador europeu. A cruz traz, no encontro dos braços vertical com o horizontal, um mapa da África, espelhando suas alegrias, tristezas, espiritualidade e lutas por libertação, obra do famoso escultor zimbabuense, David Guy Mutasa.

Tambores chamaram os cristãos para o louvor e a adoração. O ritmo africano, marcado por chocalhos e um coral de mais de 80 vozes, que se somaram aos tambores, embalou o louvor através do corpo. Ninguém ousou ficar imóvel em seus lugares. Esse som envolvente mexe com a

sensibilidade. Cabeça, braços, mãos e pés louvaram a um só tempo a misericórdia de Deus. Trompete, piano e coral acompanharam canções da Nigéria, Índia, Moçambique, Taiwan, Sri Lanka, Suécia, Argentina, Estados Unidos e Jamaica, bem como os kyrie da Síria e da Rússia. "As nossas diferenças devem nos desafiar a buscar a fraternidade ecumênica", diria depois o moderador do CMI, sua santidade Aram I, da Igreja Apostólica da Armênia, na abertura oficial do encontro.

Essa Assembléia, prosseguiu, quer reafirmar "o nosso compromisso e visão ecumênica para o próximo milênio". Em Harare, cristãos se encontram na liturgia, no canto, na celebração. E a uma só voz, embora em línguas diferentes, encerraram esse primeiro momento com a oração do Pai-Nosso.

Contacte: John Newbury, Imprensa & Informação do CMI
Oficina de Harare
Tel: +263.91.23.23.81
E-Mail: media


O Conselho Mundial de Igrejas é uma fraternidade de igrejas que reúne 332 denominações, de diferentes tradições cristãs, em mais de 100 países, nos cinco continentes. A Igreja Católica Romana não é membro do CMI, mas trabalha de modo cooperado com o Conselho. Seu órgão decisório máximo é a Assembléia, que se reúne a cada sete anos. O CMI foi fundado, formalmente, em 1948, em Amsterdã. Seu staff é liderado pelo secretário-geral, pastor Konrad Raiser, da Igreja Evangélica da Alemanha.


A lista dos press releases
8a. Assembléia e Cinqüentenário em espanhol